quarta-feira, 1 de junho de 2011

YaYa Manga, Filomena e YaYa Secundina



MULHERES NO PALO
E as lendas são de três famosas Mães Ngangas: Manga Yaya, Filomena e YaYa Secundina.
A primeira foi conhecida na área central "Orozco" e as duas últimas foram em
Matanzas, onde houve concentrações significativas de escravos trazidos do Congo e Angola.
Yaya Manga, nas plantações de escravos do engenho "Orozco" era famosa por sua beleza, e seu vasto conhecimento das propriedades curativas das ervas.
Foi cobiçada pelos proprietários e escravos.
E o chefe, que tão pouco desejava a paz decidiu castiga-la, como seus encantos amorosos não funcionavam para com ele , então ordenou um castigo público para rebaixa-la.
Os negros queriam também ser vítimas de tal tratamento abusivo dado a sua favorita, e escondido, planejaram sua fuga para as colinas de Cuzco, onde teve muitos fugitivos para esse local de refúgio.
Manga conseguiu escapar e fugir por florestas e montanhas, rios e riachos e se estabelecer na área da Serra del Cuzco.
La também tinha encontrado um santuário e um grande cumplice chamado Juan Ganga, que deixou o seu nome impresso naqueles morros perto da cidade de Candelária.
Ela e João Ganga fizeram muitas curas milagrosas por meio de ervas preparadas com os riachos de águas cristalinas, que se tornou sua maior fama e popularidade, os fazendeiros tinham medo de se aventurar na área de operações ambos.
Não menos famosas e YaYa Secundina e Filomena. De sua terra natal Congo robusta estas duas mulheres foram trazidos como escravas para, "Santa Amália", fundada em 1853 na cidade de Cimarron, muito famosa por suas florestas abrigavam escravos fugitivos.
O povo de quilombolas (agora Carlos Rojas, na província de Matanzas) foi fundada em 1765 e desde a sua fundação, o banco a estrada de Havana para Santiago de Cuba, tornou-se famoso pela sua população escrava praticando curas milagrosas através da grama e folhas recolhidas nesta área fértil.
Destas mulheres das lendas meados do século XIX dizem os homens voltaram à vida
que se presume morto, orações, noite dedicando linguagem, das vísceras e os ordena de volta à vida na Terra.
Estas histórias são de pais para filhos e prever certas façanhas de cura e ressurreição Secundina YaYa Filomena e duas grandes Mães Ngangas cujas ngangas foram elaboradas por elas dentro dos ritus e costume de sua familia nativa. Vamos prestar uma homenagem sincera a estas
mulheres que trouxeram sacromágicos seus ritos e deu-lhes a nossa propriedade de terra no Caribe.

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